Verbo de ligação


Flertando com o medo
30/01/2016, 14:25
Filed under: Prosa | Tags: ,

Tenho flertado com o medo.

Que me aborda no cotidiano, nos sintomas físicos, nas relações com outras pessoas, nos padrões de comportamento, nas madrugadas maldormidas, nos preconceitos, nas compulsões.

E faz visitas aos meus sonhos. Ali ele chega muito perto de mim e murmura ideias perturbadoras em meus ouvidos, com seu hálito frio.

Mas não saio mais correndo quando ele se aproxima. Nem desvio o olhar, cheia de pavor. Ainda estremeço, é verdade. Mas resisto. Porque, se reconheço os temores que carrego, também tenho ciência do meu direito à soberania.

Então, quando ele me toca no ombro, respiro fundo, reúno toda a coragem que posso e olho bem nos seus olhos, com disposição para enxergar. Querer ver o que está oculto pelo medo é o antídoto do medo.

Ele é, na verdade, uma cortina de fumaça que, no ritmo do meu passo, preciso atravessar. Já que esconde exatamente aquilo de que eu mais preciso. Aquela peça que está fazendo falta no meu mosaico existencial, aquela instrução de que a minha consciência necessita para amadurecer. Enfrentar e desmascarar o medo é gerar a chave dos meus sonhos mais queridos.

Há que indagar-lhe o propósito e a origem. Normalmente remonta ao passado, sobretudo à infância, momento em que aprendemos a entrar no jogo da mentira e da dominação. Importa desativá-lo, o que só é possível abrindo mão do domínio egoico, superficial, para substituí-lo por uma gratificação profunda.

E então, ah, que prazer inigualável para um ser humano é apreciar as gemas que ele mesmo desvelou. Ser herói de si, autor da própria história. Humilde e dignamente, apropriar-se do poder que lhe cabe. Isso sim é alimento verdadeiro.

Quando recebo o medo, eu me aproximo do meu anseio fundamental: viver em paz e liberdade.

Onides Bonaccorsi Queiroz

532808-bigthumbnail

(Imagem: internet – se for sua, me avise)

 

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

