Verbo de ligação


Uma canção para todas as vozes

Religiosos e ateus: muito curiosa a maneira especular com que frequentemente enxergam uns aos outros.

O religioso supõe que o ateu está equivocado. Que é um deficiente, ao não conseguir perceber a existência de uma força superior a ele, que rege a vida. Um orgulhoso, que não se arrisca a crer.

Já o ateu acha que o crente é um iludido. Um covarde que, por não suportar a condição da finitude humana, fantasia a existência de uma realidade oculta e poderosa. Um burro, que não se arrisca a duvidar.

Há ateus empedernidos, amargos. Insensíveis, sentem-se à vontade para dar vazão aos seus comportamentos mais egoístas.

Mas há ateus cheios de compaixão. Que se colocam no lugar do outro, imaginam como é estar na sua pele e, por isso, manifestam bondade em seus gestos.

Há religiosos fundamentalistas que, buscando poder pessoal, empenham-se em decorar escrituras e preservar liturgias, esquecendo-se do ardor da ferida humana.

Há religiosos espiritualizados, que fazem uso dos ensinamentos em que acreditam para sinceramente ajudar os seus semelhantes a terem uma vida mais gratificante.

Essas classes apresentam matizes infinitas e, dentro desse espaço de diversidade, ocorrem, inclusive, migrações, já que a consciência é uma atividade psíquica. Mas há um fato comum: todos são pessoas. Todos têm anseios. Todos têm receios. Todos buscam, seja como for, algo que os pacifique.

Mas, para se chegar a essa paz, é imprescindível abrir mão de julgar quem quer que seja, incluindo a si próprio. Porque a experiência e os pontos de vista de cada um são legítimos.

É preciso aprender a fazer uso dessa possível linguagem comum, simples e elevada, difícil mas compensadora: sim, o amor.

Onides Bonaccorsi Queiroz

Tomas-Alen-Kopera1

Tomasz Alen Kopera (Óleo sobre tela)

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: