Verbo de ligação


um jeito tão bom de ser pessoa

Desde a primeira visita, e aí se vão mais de 15 anos, percebi no Acre uma qualidade de pessoas muito diferenciadas.

Uma proximidade que eu já não julgava humana. Uma capacidade de acolhimento imediata, sem necessidade de aviso nem reserva. Uma simplicidade de fazer descabida qualquer afetação. Uma amabilidade de encabular os incrédulos.

E, quanto mais para o interior do estado a gente vai, ou quanto mais adentra a floresta, mais se pronuncia essa característica, sobretudo entre os mais velhos. Mais encanta e desconcerta.

É um jeito tão bom de ser pessoa que sempre me dá a impressão de que tenho que aprender tudo de novo. Já que a velha maneira, a da civilização em excesso, há muito dá mostras de que não funciona.

E se de fato quiserem que funcione, é preciso habitar o mundo com outra presença, mais vibrante, menos artificial. É preciso observar o modo de viver dos povos que têm esse conhecimento.

Como fonte de inspiração, recolho histórias, como a que me chega de um rapaz, belo rapaz e talentoso fotógrafo chamado Alexandre Noronha. Ele gosta de motos. A que pilota atualmente parece uma Harley Davidson, o que faz com que chame a atenção aqui e acolá. Portentosa, é preta, com detalhes cinza e cromados.

Foi sobre ela que, parado num sinal do Seis de Agosto, um dos mais antigos bairros de Rio Branco, Alexandre se pôs a observar um senhor a quem atribuiu uns 65 anos, caminhando pela calçada. Vinha com dificuldade, com a ajuda de uma bengala. A camisa aberta até a barriga.

Foi se aproximando, com atenção recíproca ao motociclista, chegou mais perto e então ocorreu algo inusitado. Quem conhece a levada da gente tradicional do Acre pode crer na tamanha pureza e espontaneidade do homem, que abriu o maior sorriso e, já com poucos dentes, disparou:

– Ah, motoqueiro lindo!

Onides Bonaccorsi Queiroz

(Foto: Alexandre Noronha)

(Foto: Alexandre Noronha)

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: