Verbo de ligação


notícias para o povo da floresta

Quando a Rádio Difusora Acreana nasceu, ainda não existia o radinho de pilhas, mas, nos anos 1960, o aparelho já podia ser encomendado aos regatões e chegar às mãos dos seringueiros.

Antes disso, da Difusora e do radinho, é de justiça lembrar os carteiros como seu Nelson “do Correio”, de Sena Madureira, herói anônimo que subia o Rio Iaco numa pequena canoa, ele próprio remando, com a mala postal enfiada num saco encauchado, cheia de cartas e encomendas do distante Nordeste para as famílias entranhadas na floresta. Ao longo daquele rio comprido, que começava no Peru, demorava meses navegando, o próprio corpo suando com um rio.

Mas o velho carteiro nem se aperreava. De seringal em seringal, cumpria sua missão sobre-humana de transportar saudades, esperanças e sonhos para pessoas isoladas naqueles confins. Seu Nelson sabia o quanto o aguardavam e queriam bem! Aonde chegava se arranchava o suficiente para descansar, sem pressa, conseguindo remadores solidários em cada ponto, para ajudá-lo a chegar mais adiante. Tinha os regatões motorizados que lhe rebocavam por estirões, e aquela gente ribeirinha e os raros viajantes formavam uma imensa e renovada família.

Sua missão durou até a aposentadoria, numa época em que a tecnologia já havia possibilitado dispensar o remo para longas distâncias, em que o motor de rabo e as voadeiras apressariam a entrega do Correio e, com muito mais velocidade, a Rádio Difusora fazia chegar suas mensagens:

– Alô, alô, Seringal Desengano: dona Maria de Tal avisa que chegou bem a Rio Branco e já se encontra na casa da filha Joaquina. Aqui todos passam bem e mandam lembranças. Ainda não sabe quando vai poder voltar!

Elson Martins

sergio vale rádio

(Foto: Sérgio Vale)

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: