Verbo de ligação


o firmamento não se move
30/03/2015, 15:35
Filed under: Fotografia, Prosa | Tags: ,

Sempre gostei do ermo. Recolhimento me conforta. Fico eu, na intimidade da minha alma.

Não por acaso morei em sítio por mais de uma década. Não por acaso habito distante da cidade. Não por acaso vim viver na Amazônia. A urbe eu apenas tolero.

E quando meu coração fica triste, machucado, assustado, cansado ou meramente meditativo, a solitude é ainda mais bem-vinda. Tomo as estradas, que me levam às paragens remotas.

Então tenho um procedimento notívago. Me calço bem, que a umidade da noite tanto o saber dos chineses como o dos amazônidas ensinam a evitar. Me envolvo em xales  e procuro os espaços abertos. Longe da luz elétrica, vou apreciar o céu.

Lua cheia sempre é um banho de encantamento. Mas a nova é um presente. Os astros brilham mais do que nunca. E eu fico observando, cada vez mais contente por ter levado o olhar para cima.

Um pensamento frequentemente me ocorre nesses momentos. Que tanto já se passou sobre esta Terra, tanto mal já se fez, tantos já sofreram, tantos inocentes já foram maltratados, feridos e exterminados, tanto a humanidade agride a própria morada e tanto de perverso ainda se trama, que me parece incrível que o céu, com sua beleza suprema, continue no mesmo lugar, à mercê da nossa contemplação. A Terra treme, gira e viaja, mas o firmamento não se move.

Por mais enlouquecido que o mundo esteja e por mais aflita que eu tenha ficado, olho para o céu, para as estrelas e constelações, e ali estão elas, em seu lugar. Isso me dá um grande alento.

Onides Bonaccorsi Queiroz

mmmmmm (Foto: Arison Jardim)

Seringal Cachoeira, município de Xapuri, Acre (Foto: Arison Jardim)

3 Comentários so far
Deixe um comentário

Republicou isso em Fonte da arte.

Comentário por getuliogregori

Minha prima querida,quando li suas palavras percebi o quanto tenho de vc em mim…Qdo olho o firmamento daqui da minha varanda no décimo andar …no horizonte as montanhas e o céu com seus delicados tons…invade uma paz na minha alma!!! Como gostaria de respirar o silêncio que sentes aí…isto eu fico no desejo…aí…aí…Parabéns por este dom não só de trabalhar com a palavra,mas também e principalmente pela sensibilidade de ver as maravilhas que Deus oferece a nós e poucos reconhecem e valorizam…Eu amo vc!!!

Comentário por Vincenza Bonaccorsi

Só tenho uma coisa para lhe responder: lágrimas. Também te amo.

Comentário por Onides Bonaccorsi Queiroz




Deixe um comentário

