Verbo de ligação


ágata
13/02/2015, 16:29
Filed under: Fotografia, Prosa | Tags: ,

Para além de todas as humanidades de minha mãe, existe uma paz. Posso senti-la. É um estado de devoção silenciosa ao essencial.

Cultiva conexão especial com a natureza. Observa o céu, o clima, os pássaros. E acha graça em sua cachorra estridente.

Foi ela quem me ensinou a perceber a serenidade e a nobreza que existem nos templos. A apreciá-las. O que considero uma grande herança. Porque aprendi que há remédio para esta ansiedade.

Ah, minha mãe tem um mistério. Atraente como o som de seu nome: Ágata. Como a cor de seus olhos castanho-esverdeados.

Ela não segue moda. Antes presta muita atenção no que quer e no que não quer. E tem toda a convicção de que não precisa de telefone celular. Se vital mesmo é seu canteiro de flores. Ali, matéria, espírito e arte se encontram.

Desenha lindamente, sua mão tem liberdade sobre o papel. E traçou minhas feições muito antes de me gestar. Estará o filho desde sempre gravado no coração da mãe?

A voz de minha mãe é bela, melodiosa. E guarda o charme das inflexões sonoras da língua italiana.

Ainda se lembra do que ouvia na infância. Me conta. Canta. Chora de emoção. Depois volta para o presente e, suspirando, fala da voz de Caetano: “Parece que faz carinho nos meus ouvidos”.

Nossos diálogos são cada vez mais simples, francos e significativos. Às vezes do assunto mais prosaico surge a gema mais preciosa. É esse o tom com que ela, tão diferente, única e familiar, me ensina a ser eu.

Onides Bonaccorsi Queiroz

(Foto: Adriana Bonaccorsi Queiroz)

(Foto: Adriana Bonaccorsi Queiroz)

4 Comentários so far
Deixe um comentário

Que linda dona Ágata!

Comentário por Marco Antônio Manetta

Beijo, Marquito!

Comentário por Onides Bonaccorsi Queiroz

“Devoção silenciosa ao essencial” lindo! Lindas!

Comentário por Ronaldo Amaral

🙂

Comentário por Onides Bonaccorsi Queiroz




Deixe um comentário

