Verbo de ligação


Um brasileiro chamado Sebastião Salgado
Foto de Sebastião Salgado em seu livro "Terra"

Foto de Sebastião Salgado em seu livro “Terra”

Nos últimos dias, tive a chance de conhecer um livro valioso: “Terra”, do eminente fotógrafo e também economista Sebastião Salgado, especializado em registrar o trabalho manual em todo o mundo.

Lançado há quase 20 anos, é uma obra rica, dolorosa e impressionante, que conta, em imagens, a história do Brasil, utilizando-se de um recorte entre os anos 1980 e 1996.

Com prefácio de José Saramago e versos de Chico Buarque, principia ilustrando povos indígenas e seus modos de subsistir. Depois, percorre estados nordestinos e estampa, dramaticamente, o trabalho, a pobreza extrema e a religiosidade daquele povo.

Inesquecível a composição em que, dentro de sua casa paupérrima, um homem posa com o filho ao colo e, a despeito das duras condições da vida que enfrenta, seu olhar é tão doce quanto o da imagem de Jesus, pendurada ao seu lado. Ou aquela cena de dezenas de bebês abandonados, tomando banho de sol em instalações da antiga Febem paulista: cruel.

Capa do livro "Terra"

Capa do livro “Terra”

Com o êxodo, acompanha a retirada do sertão, a fuga da vida sequíssima. Na sequência, a chegada a São Paulo: a rodoviária lotada, gente morando na rua, sob os viadutos, albergues lotados e, o que é ainda pior: os presídios.

Concluindo, o movimento dos sem terra. As famílias, os personagens, as invasões a latifúndios. Dessa série, a famosa foto da menina triste, Joceli Borges, que ilustra a capa. Como tem feições europeias e Salgado fotografa no globo todo, sempre achei que se tratasse de uma criança do leste europeu. Mas não. A foto foi feita justo entre Laranjeiras do Sul e Chopinzinho, no meu estado natal, o Paraná.

Em “Terra”, todos os principais problemas sociais do Brasil estão muito bem narrados e amarrados entre si. Para que não nos esqueçamos deles. Ao final, ainda, os apontamentos do autor, com descrição e comentários, o que contextualiza e dá ainda mais profundidade ao trabalho desse grande brasileiro.

Onides Bonaccorsi Queiroz

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: