Verbo de ligação


nobreza
18/06/2014, 16:46
Filed under: Prosa | Tags: ,

Era o centro da cidade, mas não o miolo fervilhante. Eu já a tinha visto antes, nas imediações, e ela sempre me impressionara fisicamente: era uma mulher negra, alta e magra, de corpo forte e bem proporcionado.

A coluna reta e digna, sem ser empertigada. Os movimentos, seguros e graciosos. Que porte! O rosto belo, de feições simétricas, lábios bem desenhados e grandes olhos, atentos. A pele de veludo, levemente cintilante.

Em tão atraente figura, apenas um detalhe me desconcertava: era moradora de rua. Mas, tão aprumada, que dela eu não teria a coragem de dizer: “mendiga”.

Desci a ladeira e lhe assisti completamente absorvida em sua tarefa. Estava sentada num degrau debaixo de uma marquise e, com caderno e caneta à mão, escrevia.

Escrevia! Quando fui me aproximando, espichei os olhos para ver sobre o que se concentrava. Longe das garatujas que imaginei encontrar, surpreendi-me. A página estava quase toda preenchida por uma caligrafia das mais harmoniosas; ela manejava, tranquila e ritmadamente, a caneta sobre a linha.

Então me intriguei de vez. A mulher tinha instrução, e não era das mais elementares. Sobre o que escrevia?

Se acontecesse hoje, eu provavelmente lhe pediria licença e, com delicadeza, puxaria conversa. Mas eu ainda era dominada pela timidez, essa coisa que parece educação, quando é um temor que só serve para deixar a vida entediante.

E ainda me pergunto qual seria a história daquela nobre mulher.

Onides Bonaccorsi Queiroz

(Foto obtida no site Observatório Feminino)

(Foto do site Observatório Feminino)

 

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

