Verbo de ligação


enza
23/12/2013, 14:59
Filed under: Data, Imagem, Prosa | Tags:
Vincenza Bonaccorsi, minha prima (Foto: arquivo pessoal)

Minha prima Vincenza Bonaccorsi (Foto: arquivo pessoal)

Enza. É o nome dela. Na verdade, Vincenza, que era o nome da nossa avó siciliana, mãe do pai dela e da minha mãe.

Por felicidade, assim como o céu conta com o brilho das Três Marias, o Cinturão de Órion, eu tenho as “Três Enzas” como minhas primas. Cada qual é especialíssima, mas vou falar desta agora por um motivo bem oportuno.

Depois de anos sem nos ver, voltamos a nos encontrar há poucos meses, por intermédio das redes sociais. Um prazer revê-la, sempre tão ela mesma, simples e gentil.

Nos primeiros anos de nossas vidas, tínhamos um encontro marcado aos domingos, quando tio Damiano, seu pai, vinha visitar a nonna, que morava com a gente. Quando ela eventualmente não vinha, eu ficava arrasada, tão importante era a sua presença na minha vida.

Nas reuniões de família, eu comemorava muito o encontro com as primas, queridas e divertidas, mas todas éramos loucas por ela, um pouquinho mais velha do que nós. Ficávamos em volta dela como abelhinhas, zunindo e brincando. Era a nossa fada, a nossa mãe, nossa líder inconteste.

Tinha uma aura de brilho irresistível, e se tornava ainda mais encantadora com a delicada tiara dourada que costumava usar sobre seus lindos cabelos castanhos. Era a sua coroa, que reverenciávamos com alegria e orgulho, porque a Enza era “nossa”. Declaradamente, queríamos ser como ela, linda e amável. Queríamos também, cada uma de nós, ser a mais amada pela nossa rainha.

Mas ela, nobre de verdade, nunca elegeu ninguém, seu afeto era por todas, tinha atenção e carinho para quem se aproximasse. Era boa moderadora nos desentendimentos das menores, os quais, às vezes, não eram poucos, com tantas italianinhas temperamentais reunidas.

Hoje entendo que a Enza era uma autoridade exemplar: sábia, humilde e amorosa. Ela nos conduzia suavemente, sem nunca tirar proveito pessoal. Daí a confiança que depositávamos nela.

Na adolescência, a Enza também foi uma referência fundamental para mim. Eu me sentia feia e inadequada, sem qualquer chance de remissão. Mas seu carinho sincero e sua calma sempre me acolhiam e me faziam sentir uma pessoa mais digna. Tanto que foi pra ela que eu mostrei o primeiro texto que escrevi fora da escola, em 1980. Era um poema sobre a morte de John Lennon.

Mais tarde, nossas vidas foram tomando outros rumos. Ela é mãe de uma moça e é psicóloga. Sorte da sua clientela. Soube que trabalha com psicodrama e agora tenho notícias de que faz teatro – maravilha! Estrela tem mais é que brilhar.

Hoje, 23 de dezembro, é o aniversário dela. Acho que é porque seu coração está tão perto da cintilância do Menino Jesus que ela nasceu nessa data, quase vizinha do Natal.

Então, querida Enza, por essas e por outras, junto com muita gratidão e carinho, aqui vai um abraço bem apertado e aquela tempestade de beijinhos que os Bonaccorsi adoramos dar!

Onides Bonaccorsi Queiroz

2 Comentários so far
Deixe um comentário

Querida prima adorei seu texto. Você relatou um passagem de nossas vidas com um brilho que já havíamos esquecido. Sua re-leitura de amizade e carinho nos surpreendeu. Sua habilidade com as palavras nos orgulha muito. Nossos votos de felicidades ficam pequenos diante do seu depoimento, mas o abraço eu me encarrego e brindo nossa amizade e laços de família. Boas festas Onides Bonaccorsi Quiroz.. Um excelente ano novo para você e sua família. Forte abraço a todos!!!

Comentário por Antonello

Querida Nidinha, viajei no tempo ao ler o seu artístico relato de um pedacinho da nossa história …. Que gostoso aquele tempo, saudades de vc prima!!!! Te amamos nossa poetiza!
Um abraço daqueles e uma metralhadora de beijos………….
Enza Maria

Comentário por Enza Maria




Deixe um comentário

