Verbo de ligação


um mecânico apaixonado por literatura
22/02/2013, 19:18
Filed under: reportagem
Álvaro de Carvalho é mecânico e estudante de Letras em Rio Branco (AC) (Foto: Arison Jardim)

Álvaro de Carvalho é mecânico e estudante de Letras em Rio Branco (AC)     (Fotos: Arison Jardim)

O menino já completara 14 anos quando teve oportunidade de conhecer as primeiras letras. E assistiu ao descerramento de um universo encantador: a literatura. Logo se apaixonou por livros, revistas e jornais.

Havia pouco, a mãe, desfeito o casamento, trouxera para Rio Branco os nove filhos, da colônia. Ali trabalharam desde a infância na roça, brocando, carpindo e cultivando arroz, feijão, milho e mandioca.

Na capital, preocupada com o sustento da família, ela não podia compreender e até desencorajava aquele gosto do filho pela leitura, que lhe parecia descabido e inútil. Sem remédio. Que Álvaro, mesmo limpando quintais e vendendo salgados para ajudar na renda familiar, sempre soube arranjar tempo para os livros.

Logo começou o curso de Técnico em Mecânica pelo Senai. E iniciou sua carreira na área. Trabalhou em grandes concessionárias, até que desejou abrir seu próprio negócio, há cerca de dez anos. Com sua oficina, no bairro do Bosque, obteve uma agenda mais flexível para prosseguir com sua formação escolar. Assim concluiu o ensino médio e iniciou uma faculdade a distância, sem dúvidas na escolha do curso: Letras-Inglês, o qual deverá concluir em julho.

Ao longo desses anos, também deu encaminhamento à vida afetiva: casou-se com Fátima, a quem também incentivou aos estudos, e tiveram três filhos.

Na comunidade de sua igreja (mórmon), fez amigos americanos, o que o estimulou a conhecer melhor a língua inglesa. “Hoje eu me comunico com eles em inglês pela internet ou pessoalmente”, afirma Álvaro, que, para aprimorar o domínio do idioma, estuda no Centro de Línguas mantido pelo governo do Estado.

Como leitor, Álvaro é exigente. Refinado em suas escolhas, aprecia escritores da envergadura de Machado de Assis, Clarice Lispector e Virginia Woolf. “A leitura é essencial para a formação do cidadão”, afirma.

Sua conquista mais recente é a aprovação no Concurso EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Estado, para lecionar na área de linguagens, em Rio Branco.

E acalenta novos sonhos. Aos 43 anos, Álvaro de Carvalho pensa em estudar Direito. “Estou satisfeito com o que já fiz, mas sei que posso melhorar”, diz.

Onides Bonaccorsi Queiroz

alvaro e onides

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Lindo! Que história mais inspiradora. Que personagem mais valoroso! Que ele possa ir tão longe quanto seu coração almeja…

Comentário por Lize




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: