Verbo de ligação


domingo de manhã
29/02/2012, 14:12
Filed under: Prosa

Não faço nada domingo de manhã.

Domingo de manhã eu tenho o prazer de ser.

Mas, corrigindo, faço sim: o café. Aquele aroma inundando a casa é um luxo. Café forte. Com leite. Mais café do que leite, sem ser escuro demais e com pouco açúcar. Entre quente e morno. É a melhor bebida que existe. Para mim.

Combina muito com tapiocas com manteiga. Preparo do meu jeito. Que Antônio adora e diz que ninguém faz igual. Sabe, concordo com ele.

E o melhor de tudo: sua companhia é adorável. Ele é carinhoso, engraçado, inteligente. Conversamos e rimos. Observo. Meu bebê já é um meninão. Daqui a uns dias, um homem. Ah, aproveito muito estas manhãs de domingo.

Por isso não faço nada domingo de manhã. Nem pijama eu tiro. Escovar os dentes? Só se eu estiver muito a fim. Às vezes estou. Às vezes, não.

Abro as janelas. Hum, aquele ar perfumado da mata. Deixo entrar na minha casa. Deixo entrar em mim. Admiro a paisagem. Se os vizinhos passam na rua, respondo ao aceno, converso.

Volto pra cama. Pernas pro ar. Leio. Escrevo. Afinal, não tô fazendo nada.

Tem outra opção: a rede. Aquele balancinho ao som de… Tom Jobim? Especial todos os dias. Perfeito para o domingo.

Dá pra encarar uma loucinha? Dá. Eu acho bom lavar louça olhando a janela. E a pia fica lindinha, tudo arrumadinho. Até parece que sou organizada.

Ah, e ouvir a voz da mãe ao telefone? Bom demais no domingo. E ligar pros amigos? E falar da vida? E contar piada?

E, depois, quem sabe? Um banho sempre é redentor.

Cozinhar, pode ser, se estiver com muita saudade das panelas.

Sair não saio. Só se for pra fazer nada em outro lugar. Com amigos ou sozinha.

Nossa, é tanta coisa que parece que nem cabe naquelas horas. A lista de tudo-de-bom não acaba! Oh, dilema… Mas a gente dá um jeito.

Não faço nada domingo de manhã. Penso na vida e fico satisfeita.

Onides Bonaccorsi Queiroz

2 Comentários so far
Deixe um comentário

Linda! … e sabe viver!

Comentário por Lize Gevaerd

Muito bom! Domingo é para essas coisas, e não fazer nada, é fazer algo diferente do cotidiano, quando fazemos muitas coisas e nem sempre prazerosas. Édia de domingo.

Comentário por ronaldo ferreira do amaral




Deixe um comentário

