Verbo de ligação


um momento de existir
07/05/2010, 00:49
Filed under: Prosa

Taí, Silvanita!

Na fronteira entre o sono e a vigília há uma câmara. Um brevíssimo momento em que percebo que não estou mais dormindo e nem me reconheço como habitualmente desperta.

É uma instância de leveza e completude. Não há sinal de perturbação, preocupação, medo, pesar, apego, dor ou falta. Não há desejo ou paixão. Não há gente. Não há mundo. Não há passado ou lembrança. Não há futuro ou ansiedade.

Então experimento existir. O prazer de viver. E sobrevém um alívio. Alívio de quê?, pergunto. De enfim estar liberta. Liberta de quê? Da prisão. Ah, a prisão: as crenças, os vícios, os temores, as velhas programações de sentir, pensar e fazer. Um apanhado de cacoetes. Aquele estado a que insisto em chamar de “eu”. Basta lembrar-me dele, que vem e me laça, desconfortável e inconveniente como roupa apertada e sapatos de salto. Eis meu particularíssimo cárcere. A paz se foi pelo ralo.

E, mais uma vez, mais um dia, antes mesmo de abrir os olhos, eu lamento. Porque conheço a liberdade e a amo, sei que é verdadeira, legítima, formidável e redentora. Mas ainda não descobri um jeito de me entregar a ela, definitivamente.

Onides Bonaccorsi Queiroz

2 Comentários so far
Deixe um comentário

Lendo…, lido…,lindo, lindo, lindo.
Mais por favor.

Comentário por Eduardo Henrique Romero Neto

…Grata,maninha!! tbm estou buscando um jeito de permanecer nesse estado, que pra mim acontece isso, e num suspiro de respirar, pronto,,,lá se vai essa luz tão pura ! mas vamos seguir, pelejando na fé de entrar nesse encanto e conhecer esses misterios ! que bom que tu ta aqui na floresta !!!!! um xero, da Silvanita.

Comentário por silvana camargo




Deixe um comentário

