Verbo de ligação


no clarão do escuro
16/04/2010, 15:49
Filed under: Prosa

Aquela noite, estava sozinha na igreja e, sem aviso, todas as luzes se apagaram.

Levei um enorme susto. Quase não acreditei no tamanho do breu onde me vi apanhada e julguei-me vítima de uma armadilha medonha. Que tipo de anfitrião é este?, critiquei.

Nunca antes passara pela minha cabeça que um templo poderia ser o lugar mais assustador do mundo para se ficar no escuro. Porque se na escuridão comum de uma casa, de um quarto, podem habitar os fantasmas mais prosaicos de gente meio-grande, algo diferente se processa no espaço exclusivamente destinado ao contato com o sagrado, cuja subjetividade e poder de alcance não raro conduzem ao questionamento entre o real e o irreal.

Pois assim ficamos nós ali: eu e o imponderável, absolutamente imponderável, eu diria naquele momento, quase silenciosamente. Não fosse o vento ruidoso que entrecortava minha respiração curtíssima e me fazia contrair ainda mais o corpo, também de frio.

Tudo em mim tremia, mas, imbuída de me salvar – já que “ninguém” parecia se importar com o meu apuro –, consegui detectar um fiozinho de coragem. Um pavio, quem sabe? Agarrei-me a ele e me pus a cantar, buscando a voz mais sincera, que foi crescendo, crescendo, firmou-se e me fortaleceu. Já não era um fiapo, era uma corda forte, resistente e familiar. Aos poucos, o empenho no canto preencheu toda minha atenção e eu fui me esquecendo de sentir medo. E, como se um foco começasse a brilhar, entendi que não precisava temer, porque não estava sozinha. Eu estava presente. Foi a minha voz, a voz da minha alma que veio me esclarecer. Assim, finalmente, fiquei à vontade comigo mesma.

Então, ao fim desse processo que não durou mais do que um minuto, as luzes se acenderam. E, então, eu e Deus – quem saberá delimitar as nossas fronteiras? – sorrimos.

Onides Bonaccorsi Queiroz

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Existem caminhos que tem quer ser trilhados, mesmo que o princípio deles sejam tão longe. Caminhadas começam quando menos se espera, apesar de que muitas vezes o caminhar e a obrigação de proseguir é mais de quem nos acompanha.
Sim, meu pai manda em mim…minha mãe também manda em mim.
Para os dois, beijos carinhosamente fraternais.

Comentário por Eduardo Henrique Romero Neto




Deixe um comentário

