Verbo de ligação


alguns sapos, dois jacarés e nenhuma princesa, por enquanto
12/12/2009, 15:25
Filed under: Prosa

Chove tanto que os sapos têm julgado confortável sair das proximidades do lago e se bandear pros rumos da minha casa.

O primeiro encontrei no banheiro, no meio da noite. Levei o maior susto com a geleca rugosa e marrom atrás da porta. E não descobri como conseguiu entrar. No dia seguinte, após considerar algumas estratégias de remoção, joguei-lhe um balde por cima e fui arrastando até a porta de saída. Ele deixou uma poça a cada meio metro, urinando-se de medo, o coitadinho.

Depois veio o verde-folha. Mostrou-se mais educado que o antecessor, ao se manter do lado de fora do meu doce lar, e era mais bonito, na medida do possível para um biotipo de olhos esbugalhados.

Ainda aparecem outros. Não me incomodam, nem eu os importuno. Acho mesmo interessantes os batráquios.

Antônio também, pois foi chamar o amigo João para ver a novidade. Foi divertido vê-los ora rindo, ora fazendo caretas, entre murmúrios de uis e ecas, enquanto examinavam atentamente um espécime.

Então resolvo provocá-los:

– Por que é que vocês não dão um beijinho nele? Quem sabe não é uma sapa encantada e vira princesa…

Ambos torcem o nariz. É João, o mais velho, que me responde:

– Que nojo!

Aí continuo cutucando, que a conversa tá ficando boa:

– Nojo do quê? Do sapo ou da princesa?

E ele, do alto dos seus dez anos, para quem as meninas – deixa estar, jacaré! – são absolutamente dispensáveis e, por que não dizer, inconvenientes, senão detestáveis, entre sorrisos confirma minhas suspeitas, sem pestanejar:

– Dos dois.

Onides Bonaccorsi Queiroz

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

